Sustentabilidade

 AO FIM DE 4 ANOS APRENDEMOS QUE A REALIDADE DOMINOU A IDEOLOGIA

Infelizmente a logística venceu ! Já não temos estufa no telhado pois subir e descer material diariamente não é viável - Estamos numa quintinha em Loures, quase na floresta a produzir com melhor qualidade, minimo de energia, mas o gasto de água é relevante, especialmente na lavagem e preparação do produto, não no cultivo. Ainda assim, menos do que para outras saladas.

Já não fazemos entregas de bicicleta por ser muito desagradável respirar o escape dos carros e tinhamos de fazer muitas viagens, temos uma carrinha e esperamos um dia trocar por uma eléctrica. Começámos também a enviar por transportadora para outras regiões para ser acessível a todos e estamos em cadeias de supermercados. Tudo factores que gostariamos de reduzir mas que fomos obrigados a aceitar para conseguirmos sobreviver no mercado (sem financiamentos, workshops nem voluntários ! )

Ainda assim, produzimos alimentos de elevada qualidade nutricional com minimo consumo de energia e água, praticamos preços justos e acessíveis e oferecemos centenas de vasos por mês, especialmente a pacientes clínicos, servimos Lisboa directamente com entregas grátis, criamos empregos locais e saudáveis, apesar de muito intensos e de remuneração baixa.

A Realidade é : Sobreviver no mercado agrícola em Portugal é díficil, Localmente e em pequena escala ainda pior! Sem financiamentos, workshops e outros malabarismos económicos parece impossível ! Conhecemos poucos casos de agricultura local/urbana que tenham rentabilidade real, mas a simplicidade dos Biovivos foi a nossa lição de sobrevivência. Para nós, sobreviver , já é uma vitória, e a gratidão por termos  a oportunidade de fazer o que gostamos, melhorando a saúde da nossa comunidade, dá-nos a força necessária para superar todas as barreiras e tornar os biovivos parte da cultura e saúde de Portugal.

 QUEREMOS MELHORAR EM BREVE :

1 - Ter estufas no Sul, Norte e Ilhas de Portugal para servir localmente

2 - Reduzir o plástico com novos processo de cultivo e materiais de venda

3 - Reduzir o consumo de água com novos processos de preparação de vasos.

4 - Documentar e acompanhar pacientes / Investigar propriedades dos Biovivos / Iniciar projecto clínico social 

 

 

 






PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DOS BIOVIVOS :

  • Micro-produção local de proteínas vegetais, aminoácidos, enzimas, vitaminas e antioxidantes.
  • Super-Alimentos Low-Cost para consumo diário com notório impacto na saúde do consumidor.
  • Método de produção biológico certificado, eco-eficiente, em estufa urbana anti-poluição.
  • Produção localizada com entregas em bicicleta eléctrica sempre que possível = “0 food miles”
  • Venda de vegetais vivos para manter o produto fresco e evitar o corte e refrigeração.

 

  • Veja os BIOVIVOS na Televisão e Imprensa.
  • Saber mais