A BIOVIVOS lda. foi criada em 2014 pelo agro-designer João Afonso Henriques, com o objectivo de produzir superalimentos vivos, biológicos e sustentáveis num modelo de agricultura urbana pioneiro em Portugal.
A produção começou numa estufa num telhado no centro de Lisboa, com painéis solares, filtros anti-poluição e entrega de bicicleta eléctrica, a produzir a 3 variedades de plantas com o melhor potencial de nutrição por vaso : erva de trigo e biovivos de ervilha e girassol.
Rapidamente percebemos que a ideologia agrícola urbana tem muitas limitações, experimentamos vários locais de produção até nos fixarmos em Montemor-O-Novo, onde produzimos actualmente e enviamos por transportadora para qualquer morada de Portugal e Espanha, excepto ilhas (por enquanto).
Em 2015 começámos a ter muitos pacientes a procurar a erva de trigo como apoio a diversas patologias. Decidimos focar o nosso estudo na revisão científica dos benefícios da erva de trigo na saúde geral e patologias clínicas, de modo a poder comunicar e ajudar os pacientes de uma forma científica e objetiva, compatível com a metodologia e objetivos da medicina convencional.
Durante vários anos produzimos erva de trigo viva em vaso para os pacientes fazerem o seu extracto em casa. É impossível ser melhor do que feito no momento, mas este processo tem duas lacunas : Exige tempo e paciência para conseguir fazer um tratamento regular todos os dias seguidos ( especialmente para pacientes com alterações físicas ou emocionais) e existe o potencial de contaminação da erva de trigo viva. Durante 7 anos procuramos soluções “prontas a tomar” e em 2021 encontrámos a solução na estabilização a frio em HPP.
Não queremos continuar alternativos, queremos ser convencionais.
Temos como objectivo tornar o NUTRISHOT de Erva de Trigo num suplemento regular para todos, como suporte a saúde geral, energia e prevenção de doenças, mas com um foco especial no apoio prioritário ao tratamento de várias patologias, especificamente para casos de Anemia, Colite Ulcerosa, Adjuvante Oncológico e como a principal alternativa a transfusões de sangue.