Na Biovivos, ao preparar a comunicação dos benefícios nutricionais e clínicos, tentamos ter sempre por base um ou mais estudos sobre a a erva de trigo aplicada a determinada patologia. Na nossa base de dados, que atualizamos anualmente, temos de momento 12 estudos analíticos, 10 em laboratório, 17 em animais, 12 estudos clínicos em humanos e 18 revisões,  que são a estrutura fundamental da nossa comunicação baseada em evidência.

Ainda assim, os estudos são poucos e têm baixo orçamento por não ser possível patentear erva de trigo tornando difícil a angariação de capital para elaborar estudos com milhares de pacientes. Outro fator importante é o facto de ser um extracto com diversos componentes, potencialmente sinérgicos, o que dificulta a definição exacta dos processos de acção : sabemos os efeitos, mas a maior parte, não conseguimos explicar bem porquê. O que sabemos é que o facto de os estudos não terem investimento e os processos de acção serem sinérgicos, não devem limitar o acesso da humanidade a um suplemento que para além de clinicamente benéfico, é acessível, natural e sustentável.

Resumos de patologias abordadas em cada tipo de estudos científicos :

ESTUDOS CLÍNICOS

- Anemia e Talassemia

- Colite Ulcerosa

- Cancro da Mama

- Cancro do Cólon

- Diabetes

- Menopausa

- Hipertensão

- Triglicéridos/Colesterol

- Imunoestimulador

ESTUDOS EM ANIMAIS

- Proteção Hepática

- Proteção Renal

- Redução Colesterol

- Diabetes

- Alzheimer

- Osteoporose / Artrite

- Quimioterapia

- Cancro da Pele e Cólon

- Imunoestimulador

ESTUDOS LABORATÓRIO

- Cancro Hepático

- Cancro Boca

- Cancro Laringe

- Cancro Mama

- Cancro Cervical

- Cancro Leucemia

- Cancro Citoxicidade Geral

- Cancro Indução Apoptose

- Covid 19

Resumo dos Benefícios da Erva de Trigo em Estudos Clínicos :

- Hematologia - Pode melhorar o sangue e proteger o sistema cardiovascular. ( pode aumentar hemoglobina e eritrócitos, melhorar óxido nítrico e flexibilidade vascular, reduzir tensão arterial, reduzir colesterol e triglicéridos ) Estudado para anemia e talassemia.
- Imunologia - Pode estimular o sistema imunitário / aumenta leucócitos e citocinas.
- Oncologia - Adjuvante Quimioterapia - melhora leucopenia/anemia / Cc. mama e cólon.
- Gastroenterologia - Pode curar colite ulcerosa / Adjuvante cancro do cólon.
- Endocrinologia - Gestão de Diabetes / Controla as respostas glicêmicas e lipêmicas.
- Anti-Inflamatório e Antioxidante

É importante salientar que maioria dos estudos sobre erva de trigo são relativos a erva de trigo congelada ou em pó/comprimidos que já demonstram efeitos positivos. A solução do Nutrishot HPP tem um impacto mais positivo e rápido, com resultados mais evidentes e relevantes. Os estudos sobre erva de trigo viva têm o problema do sabor que pode causar náusea e levar à desistência do paciente do tratamento, mas o nosso nutrishot resolve esta situação e nos últimos 6 meses não tivemos qualquer desistência.

Vitaminas, Minerais, Clorofila, Fito-Fármacos, Energia e Bem Estar

A erva de trigo tem uma combinação muito diversa de nutrientes e é uma fonte relevante de vitaminas (A, B, C, E, K) e minerais (ferro, magnésio, cálcio, fósforo), mas  78% do extracto de erva de trigo é clorofila, pigmento fotossintético usado pelas plantas para produzir energia a partir de dióxido de carbono e luz solar, que quando ingerido é um forte antioxidante, anti-mutagénico e desintoxicante. Em relação a fitofármacos a lista continua a crescer : ácido mugineico, glicosaminoglicanos ((GAG) lubrificante das articulações) e recentemente a rutina, flavonóide conhecido por benefícios vasculares, com potencial de proteger contra as proteínas do Covid-19 num estudo elaborado com erva de trigo. É importante referir que os pacientes que tomam erva de trigo diariamente, relatam uma melhoria de energia e bem estar, efeito que relacionamos com a melhoria do transporte de oxigénio, regeneração da CoQ10 e estimulação mitocondrial.

INTERACÇÃO COM OUTROS MEDICAMENTOS

Refiro também que a erva de trigo não interage com outras medicações, tendo base um estudo feito em 2017 nos EUA “Drug-Herb  Interactions in the Elderly Patient with IBD: a  Growing  Concern”. 

(adicionar estudos de não interacção em oncologia)

Contra-Indicações / Precauções : Grávidas e Lactantes, Celíacos, Hipotensos.

RESULTADOS EM ANÁLISES E TESTEMUNHOS

Paciente com 6,3g/dl de Hemoglobina / Hemorragias
Subiu de 1,9g/dl de Hemoglobina em 14 dias - 1 shot por dia

Paciente com 8g/dl de Hemoglobina / Oncológica / Má reacção a ferro intravenoso
Subiu de 3,5g/dl de Hemoglobina em 21 dias - 1 shot por dia

Vamos iniciar em breve uma base de dados com mais resultados e testemunhos de pacientes.